segunda-feira, 5 de abril de 2010



.apenas o fim.
Direção e roteiro: Matheus Souza
Produção: Júlia Ramil e Mariza Leão
Elenco: Érika Mader, Gregório Duvivier, Marcelo Adnet, Nathalia Dill, Anna Sophia Folch, Álamo Facô e Júlia Gorman
Fotografia: Julio Secchin
Direção de arte: Gabriel Cabral e Julia Garcia
Figurino: Tatiana Pomar
Montagem: Julio Secchin
Trilha Sonora: Pedro Carneiro


O filme é de 2009, e a Mare só posta sobre ele agora?
Pois é, infelizmente, e sabe um dos motivos? O filme não foi muito bem divulgado, o que é uma pena.
Precisava postar sobre esse filme, que é uma gracinha! O roteiro é ótimo, é um tema que cativa qualquer pessoa, é totalmente jovem, e apesar de receber críticas sobre ser muito parecido com "Antes do Amanhecer", eu classificaria o filme como algo inovador. Digo algo inovador, porque no Brasil, não se faz filmes como esse (Confesso não gostar da maioria dos filmes brasileiros). Sem contar, que o ".apenas o fim." não é tão monótono quanto o "Antes do Amanhecer".
O filme retrata a despedida de um casal, é basicamente um diálogo, e entre uma cena e outra aparecem algumas cenas do passado. (Sim, é de cortar o coração!)
O enquadramento da maioria das cenas foram incrivelmente criativos, não podia deixar de comentar.
A trilha sonora deixa a desejar, pois o filme não tem muitas músicas. Mas eu diria que o Pedro Carneiro, compensou todas as músicas que não colocou durante o desenrolar da história, ao colocar Pois É (Los Hermanos) na cena final.
Se eu tivesse que escolher uma cena como a minha favorita, eu escolheria um momento antes da cena final, por um gesto que o Tom faz, quando "Ela" está de costas. Se você ainda não assistiu (ou vai assistir novamente), repare que quando "Ela" vira as costas para ir embora, ele estende a mão, como quem vai dizer algo, mas se cala, e olha para cima. Esse gesto representa tudo o que poderia ter acontecido, e não aconteceu.
E a pergunta que não calou desde que eu assisti o filme: O que tem dentro da caixinha? Sabemos que tem uma carta com cheirinho de Vanilla, mas ninguém se dá ao trabalho de colocar uma carta dentro de uma caixinha, sem ter nada que a acompanhe.

4 comentários:

  1. Ótimo, mais um pra lista "tenho que assistir mas nunca lembro quais filmes estão na lista". Mas pretendo assistir. =D

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curioso pra vê-lo, precisava realmente d uma indicação de uma pessoa q eu sei q tem uma ótima opnião e um bom gosto pra filmes.
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Morro de vontade de ver esse filme *---*

    Paty

    ResponderExcluir
  4. cara esse filme e simplesmente muito bom!
    a musica do Los hermanos- pois é, caiu feito uma luva :D!

    ResponderExcluir