quarta-feira, 7 de abril de 2010


- Joely?
- Sim, Tangerine?
- Eu sou feia? Quando criança eu me achava feia... Não acredito que estou chorando... Às vezes acho que as pessoas não entendem a solidão de ser criança, como se você não fosse importante. Eu tinha oito anos e tinha esses brinquedos, essas bonecas... A minha preferida eu chamava de Clementine, e eu gritava com ela: "Não pode ser feia, seja bonita!". Estranho como se, caso eu pudesse transformá-la, eu também mudaria, magicamente.
- Você é linda!
- Joely, nunca me deixe.
- Tangerine, você é linda...
- Mierzwiak, por favor, por favor, deixe-me guardar esta lembrança. Só esta...!


Eu adoro esse filme, e essa parte me toca muito... Lembro da minha infância, sabe?
Eu lembro que fantasiava que minha vida seria perfeita, que eu seria rica, moraria num lugar perfeito, seria linda, poderosa, bem-sucedida, teria dois filhos, seria casada, enfim, teria a minha vida supostamente perfeita.
Mas hoje eu sou mais realista, por que preciso de tudo isso para ter a vida perfeita? Tô cansada dessa generalização de felicidade. Então se todo mundo é feliz com isso, eu também tenho que ser?
Maaaas voltando para a infância (Vou deixar essa discussão de felicidade generalizada pela sociedade para o dia em que postar o texto de Trainspotting :P), quando eu era pequena, era tudo tão perfeito *-*
Lembro de coisas mágicas, coisas simples, porém mágicas. Lembro que todas as vezes que minha mãe saía, eu pedia para ela me trazer um presente, e ela sempre comprava um livro. Lembro também, das minhas aventuras com os meus dois primos, coisas bestas como brincar de base militar no quintal. Por incrível que pareça, uma coisa estranha que eu fazia nunca saiu da minha cabeça, eu me lembro de não gostar de bonecas, e nunca tirá-las das caixas, eu gostava de chamar de filhinhas, as coisas que ninguém nunca adotaria. Recordo-me de todas as vezes em que solucei de tanto chorar, porque as coisas não eram como eu queria, e da frase que eu não cansava de repetir quando ficava triste: "Vou dormir, e quando eu acordar vai ter sido um sonho ruim", e nessas situações, minha mãe falava: "Era uma vez..." E os soluços cessavam, e os meus olhinhos ficavam atentos, enxergando um mundo que não existia, criando com perfeição a visão daquelas maravilhosas histórias criadas por quem melhor me entendia.
Existe coisa mais meiga que a infância?
A imaginação, a inocência, o brilho nos olhos *-*
Não, não existe nada mais meigo.

PS: Quando pequena Mare Patinho se sentia feia, e ainda se sente.
PS²: A história de nunca adotar bonecas, e sim coisas estranhas, é realmente verdadeira. Mare Patinho aos 4 anos, adotou 14 pedaços de cenoura, nomeou todos eles (na verdade elas) e os chamou de filhinha.
PS³: Preciso manifestar o quanto estou feliz! Sei lá, tá tudo tão perfeito! Esse friozinho me encanta. E amanhã é dia de Starbucks com a Ferdisinia.

4 comentários:

  1. Quem não sonha em crescer, ser bem sucedido e ter uma família feliz?! *.* Até hoje penso nisso as vezes.
    Não lembro muita coisa de quando era pequeno. =/(Há uns séculos atrás) Mas, umas das coisas que lembro é que, as irmãs do meu pai e minha avó paterna, diziam que eu seria arquiteto ou coisas do tipo, pq me largavam com uma caneta e um papel e eu ficava desenhando. Um tempo depois eu comecei a desenhar, mas desenhar meeeesmo! Mas parei sem motivo aparente. Hoje já penso em ser chef de cozinha, e disso não pretendo desistir! *.*/

    ResponderExcluir
  2. "eu gostava de chamar de filhinhas, as coisas que ninguém nunca adotaria" você é a criatura mais inspiradora que eu conheço. Sério.

    E Mare-meu-Patinho não pode se sentir feia hoje em dia, não pode, porque é uma das pessoas mais plenamente bonitas que o mundo já viu. É linda..

    E ler meu nome ali no final me fez abrir um sorriso do tamanho do mundo, lembrando de como foi, depois me deu um nó na garganta, porque nós não somos vizinhas e nem moramos juntas ainda, então eu tenho saudade de você. Mesmo essa saudade babaca de um dia sem te ver, ela existe e dói.

    ResponderExcluir
  3. Maree.. eu sempre achei que eu era a unica DoIdA varrida do Caran-diru, mas percebi que com vc eu não estou sozinha.
    Eu vou me abrir para vc...Eu tocava bambu quando pequena, achava que uma casa da árvore era a minha casa, e também achava que dava para surfar na piscina!
    AVISO!
    (pense na voz grossa do Cid Moreira)



    Essas informações são confidenciais, e em caso de vazamento eu chamarei o encanador!

    Agora é sério, nem meus pais, e nem meu psiquiatra sabiam disso, só a minha vaga lembraça!

    Ps: Vc é uma divaa!! Linda!!

    Ps2: Adoro suas sardinhas!

    Ahhh fui eu que escrevii,a Gabii
    (Melhor tenista do mundo)
    Agora vc lembrou né?!

    ResponderExcluir
  4. Como é o nome dessa filme?

    ResponderExcluir